quinta-feira, 28 de maio de 2015

''Sobre mudanças, fases e escolhas''





    ''Quando os ventos da mudança sopram, algumas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento''. Começo o texto de hoje com essa frase do Érico Veríssimo, pois todos os dias passamos por diversas mudanças em nossas vidas, que através de nossas escolhas decidimos se queremos levantar  barreiras e desistir de tudo ou se vamos construir moinhos de vento arregaçando as mangas e indo atrás da construção deles, e acredito (muito) que essa fase de escolhas envolvendo tanto a profissão que vamos seguir, quanto o vestibular que devemos prestar, e toda essa pressão de terceiro, e último ano na escola, é uma fase que devemos aceitar com calma e suportar esse período de turbulências (e algumas crises).
   Mudar, um verbo transitivo, que nos transfere, desvia, varia, substitui, altera, modifica e até mesmo transforma nosso destino e nossa vida, que estará sempre, grave isso, em constante mudança, seja na hora de mudar de casa, de escola, de amigos, etc, a mudança geralmente ocorre quando realizamos escolhas, e são essas escolhas que criarão novos ciclos em nossas vidas. Por exemplo, quando você escolhe que o melhor a fazer é parar de brincar de boneca, ou de carrinho e doar seus brinquedos, você encerra assim, seu ciclo da infância, graças á mudança que ocorreu a partir de sua escolha; e também quando você escolhe estudar e se dedicar na escola, você provavelmente irá se formar, encerrando assim, seu ciclo escolar, que só ocorreu graças as suas escolhas e força de vontade, que obviamente trarão benefícios futuros agradáveis em razão a sua dedicação.
  Óbvio que é muito complicado pra maioria dos adolescentes entre 17 e 18 anos decidirem o que irão fazer pro resto de suas vidas, é uma sensação estranha de pensar que nada vai dar certo, de achar que não é inteligente e capaz o suficiente para passar em vestibulares concorridos, de ter que reler e reler matérias, que muitas vezes, não irão ver mais quando estiverem na faculdade, e principalmente aquela falta de confiança em si mesmo, que muitas vezes pode vir da falta de apoio dos pais, que deve ser primordial nessa fase em que se acumulam milhões de sensações ao mesmo tempo.
  O ato de escolher o que queremos pro nosso futuro já é algo bastante difícil, porque a insegurança em relação ao ''novo'' é algo muito comum na adolescência, fase que estamos acostumados a conviver com pessoas, que já estão há um tempo ao nosso lado, sejam os professores, diretores e coordenadores, ou seus melhores amigos que já estão te acompanhando desde que você só tinha dentes de leite.
  Têm uma frase do Fred Elboni, do livro ''Um sorriso ou dois'' que dá uma abrangida nisso tudo, envolvendo o ''impulso'' que precisamos pra continuar nessa fase turbulenta. Ela diz algo assim: ''É muito fácil ser carga. Um barco precisa do leme, que nos guia e norteia. Precisa do motor, que nos dá força e, sobretudo, nos faz seguir em frente. Precisa da carcaça, que nos carrega e aguenta todo o peso necessário para a viagem. Um barco precisa da ajuda de vários componentes para seguir em frente, então, repito: é muito fácil ser carga''. 
   Viu só, como é bem simples até: basta descobrir pra onde você quer ir, ou seja, qual rumo deve seguir, somando a força que vai te fazer seguir em frente, ou seja, seus estudos e sua dedicação, e principalmente, quem você irá levar junto  para te ''carregar'' e aconselhar quando você não estiver com tanta vontade de continuar nessa longa fase,  são alguns'' passos'' que encontrei para que você consiga suportar (assim como eu) essa fase de escolhas, mudanças e ciclos.
        Um beijo, e até mais!





0 comentários: